quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Moisés o primeiro STF


A Bíblia é realmente riquíssima. Tudo o que lemos nela demonstra que, Deus não deixa nada passar sem que Ele saiba, e mesmo que em uma leitura apressada não percebamos sua profundidade, quando prestamos mais atenção notamos nuances interessantes.

Eu estava assistindo a uma aula de Direito Constitucional, quando em um comentário feito pela professora saltou-me a seguinte passagem Bíblica.

"
13 E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
15 Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;
16 Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
17 O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
18 Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
19 Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
20 E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
21 E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;
22 Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo." Êxodo 18.

Observem que, Moisés julgava todos os casos que lhe eram apresentados, e o melhor, em tempo integral. Isto que é justiça. Porém a sabedoria adquirida com a idade fez com que Jetro chamasse Moisés a olhar para a sua casa. A partir do versículo 21 aparece de forma decrescente, o STJ que são os homens sobre mil, a seguir surge a Segunda Instância do TJ, que são os homens sobre cem, logo depois a Primeira Instância ou Juizado monocrático, que são os homens sobre cinqüenta, não poderia faltar o Juizado especial que são os homens sobre dez, mas o melhor de tudo está no versículo vinte e dois, que nada mais é que a criação do STF, onde per figurado por Moisés serve para resolver os recursos advindos desse mar de gente que saiu do Egito.

Nada poderia ser mais claro.

Um comentário:

Samuca Martins disse...

Parafraseando, hay que ser ácido pero si perder la sensibilidad jamas... muito bom !!!!!