sábado, 23 de agosto de 2008

Àquilo que nos une.


Essa noite fui com minha mulher a casa de um casal amigo, e lá ficamos por horas conversando. No caminho de volta comecei a me questionar sobre o que é realmente importante na vida.

Falamos sobre todo tipo de assunto, demonstramos nossa confiança falando sobre partes das nossas histórias pessoais, angústias, alegrias, vitórias e pequenas derrotas. Pude perceber como existem pessoas que fazem de nossas vidas algo melhor. Pessoas com as quais temos o prazer de sentar, e esperar o tempo passar vagarosamente, pelo simples prazer da companhia.

Tenho um outro amigo "mais que irmão", com quem tenho a mesma liberdade e alegria pela convivência, e de quem busco muitas vezes conselhos.

Como seria as nossas vidas se estas pessoas não fizessem parte delas? Com certeza seria menos rica, perderia parte do sentido. Lembrei-me do livro de Sartre "A Náusea" e de como o personagem principal por tudo se enfadava, e a primeira coisa que notei é que ele era só, não tinha alguém realmente importante em sua vida, alguém que fizesse a diferença entre a vida ou a morte.

Nas nossa existência humana vivemos sempre em busca de alguma coisa, algo que para nós parece totalmente necessária a subsistência, e normalmente está ligada a algo material, mas eu posso afirmar que, não há nada mais gratificante, depois de Deus, do que família e amigos, este segundo mesmo que seja em pequeno número, e normalmente é assim, sejam amigos verdadeiros, a quem podemos deixar um pouco do nosso fardo e carregar deles outro bocado.

Tenho que agradecer à estes amigos, obrigado, por estarem perto e fazerem da minha vida algo realmente melhor, Que Deus os abençôe.

3 comentários:

Samuca Martins disse...

Pode-se medir o caráter de um homem baseando-se na generosidade que ele dispensa a seus pares, infere-se também o nível de felicidade que alcançamos pelo número de "obrigados" que dizemos. Não há como passar pela vida do Marcos e não ser agraciado com sua generosidade e dizer uma infinidade de Obrigados.

AMOR DO PASSADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

QUANDO VERDADEIRA, ESTE SENTIMENTO TÃO NOBRE,É ENVOLVENTE QUANTO O AR QUE RESPIRAMOS, ELE NÃO AJUSTA QUAL A UMA PEÇA DE UM SITEMA QUALQUER, OU DA MESMA FORMA QUE A PUPILA OBEDECE AUTOMATICAMENTE A INTENSIDADE DE LUZ QUE NELA É PROJETADA. É COMO A RARÍSSIMA FLOR QUENASCE NUM SOLO ÁRIDO E DEPOIS, SEM NENHUMA RECOMPENSA, OFERECE A SINGULARIDADE DE SEU PERFUME, AO VENTO INQUIETO, AO VIAJANTE APRESSADO... A AMIZADE... ESTE SUBSTANTIVO FECUNDO QUE LADEIA A ALMA E O CORAÇÃO DOS SERES HUMANOS NÃO SURGE APENAS PELA CONFIANÇA... É INFINITAMENTE MAIS DOCE QUEO MELHOR DOS VINHOS... SE VERDADEIRA NÃO SE LIMITA ENTRE FRONTEIRAS, É CARINHO E SORRISO NO OLHAR, É PRESENÇA PARA TODOS OS MOMENTOS, O CALOR NAS PALAVRAS QUE SUPERAM UMA CARÊNCIA, É ESTAR SEMPRE COM AS MÃOS ESTENDIDAS, AMIZADE É PODER ABRAÇAR, TER AMIZADE É O PRAZER DE OUVIR: OBRIGADA POR VOCÊ EXISTIR! TE AMO....

De sua amiga Iolanda. Estou longe, mas, bem perto de ti.

São Luís, MA.