domingo, 4 de janeiro de 2009

Breve pensamento.

O que é verdade? Nos dias de hoje é extremamente difícil determinar.

Cada pessoa tem buscado verdades e explicações pessoais para suas crenças, e quando percebemos estamos, em função da nossa descrença, corremos o risco de nos afastar da verdade.
São poucos os nossos conhecimentos, parcas percepções do ''ideal" que nos parece estranho e inacabado, criando assim em nós, a eterna insatisfação e pavor de não saber para onde estamos indo.

Tenho participado de conversas muito interessantes e proveitosas sobre os temas, Bíblia e salvação, ou se Cristo tivesse se casado faria diferença no plano de Deus. Eu, particularmente, tenho um visão que, para alguns, pode parecer simplista, purista ou mesmo romântica sobre estes temas. Creio piamente, que a Bíblia foi escrita sim por homens, porém foi inspirada pelo Espírito Santo, e que a sua montagem mesmo tendo sido realizada, "aparentemente" no Concílio de Nicéia, teve sua conformação determinada e conduzida por Deus.

Creio que se Cristo tivesse se casado, como querem demonstrar alguns escritores, faria diferença no plano de Deus, não pelo fato de ser Cristo naquele período homem, mas por que eu penso que era necessário demonstrar que é possível vencer o mundo e todas as suas paixões, e isso não quer dizer que sou favorável ao celibato, muito ao contrário, mas que como ele mesmo falou "Eu venci o mundo". Não somente o inimigo invisível, mas o desejo humano que em muitos momentos afasta e faz com que o homem negocie a sua salvação por um breve prazer.

Sei que essa não é uma discussão que vai se esgotar algum dia, mas tenho certeza, que deve servir para afastar a muitos da ilusão de que o evangelho pode ser vivido sem sacrifícios e mesmo assim alcançar a coroa da vitória prometida por Cristo para àquele que vencer a corrida.

Um comentário:

Erasmo. disse...

Tenho visto, tenho crido, tenho tentado me assemelhar (Efésios 5:1,2) , foi esse uns dos propósitos da vinda de Cristo, mas "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." ( João 1:11).
A resistência é, na minha opinião, quando vivemos sem entender a razão da vinda Dele.
Alguns tentam santificar a igreja, mas a igreja tem lá os seus problemas, ela é conduzida por homens, portanto esses homens erram e ao errar passam a culpa pra igreja, alguns inclusivem dão a velha desculpa: "errar é humano" ou "estava tentando acertar".
Quando está escrito: "...venci o mundo.", (João 16:33) deve ler todo o capítulo, para não correr o risco da interpretação de acordo com o que se quer e sim, deve-se interpretar o contexto.
Vençamos o mundo resistindo às paixões sim, mas as paixões não são apenas as da carne, sexo, mas resitir também ao suborno,
à mentira, ira, soberba e à todos os vícios que o mundo oferece.
Ele veio pra mostrar que é possível ser humano e ser puro, não a pureza virginal, sexual, isso é dogma, mas a pureza Daquele que é Santo.

João 16
1 ¶ Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
4 Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
5 E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6 Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7 ¶ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
16 ¶ Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.
17 Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai?
18 Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos o que diz.
19 Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.
23 ¶ E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
25 Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.
26 Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;
27 Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
28 ¶ Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
29 Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.
30 Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
31 Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?
32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/16