sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ABOLIÇÃO JÁ

Em 13 de maio de 1888, princesa Isabel assinou a abolição da escravatura dos negros em solo brasileiro. Hoje, infelizmente, o Brasil precisa novamente passar por outra abolição, só que desta vez trata-se de uma forma tão violenta quando àquela impingida aos negros, é a escravidão econômica, onde o Brasil é o “negro” do senhor Estado Unidos da América.

O absurdo mais recente desse estado de escravatura foi a sentença prolatada pelo “navio negreiro” STF, onde aparentemente, após uma ameaça de retaliação econômica por parte daquele senhor, vulgo USA, foi decidido pela entrega do garoto Sean ao pai americano.

Após uma batalha jurídica nos tribunais, o garoto Sean hoje com nove anos, está novamente em terras americanas, sem ao menos ter sido ouvido. Até penso que talvez essa decisão seria o caminho natural, caso restasse provado que seria o melhor para o impúbere, entretanto, todas as vezes em que a segurança jurídica é aviltada, afrontada com negociatas político-econômicas, ou como no jargão do futebol, a decisão é tomada no “tapetão”, eu fico muito preocupado, pois resta a desconfiança de que a nossa soberania, não é tão soberana assim.
Resta-nos a indignação de continuar percebendo que os séculos passam e o brasileiro continua a ser tratado na força do grito, da chibata e do tronco.
Que Deus nos ajude, e que em algum momento surja uma nova princesa Isabel para nos livrar dessa escravatura, pois pelo andar da carruagem, nos o povo, os “novos negros escravos” ainda seremos muito castigados por um Itamaraty inerte e esbabacado, e um pretório excelso pouco atento.

Laiá laiá, Larala laraiá, santa escrava Isaura.

Nenhum comentário: