sábado, 7 de março de 2009

Civilidade




Existem algumas coisas que, com o passar dos anos, tem tomado um peso diferenciado na minha concepção, e aceitação. Hoje, por exemplo, estava em um supermercado - o que por si só já me retira a pequena parcela de paciência. Eu aguardava tolerantemente chegar minha vez, quando um cliente que estava à duas posições na minha frente, saiu, deixou seu carrinho na vaga, e passados alguns instantes retornou trazendo mais três pessoas, cada um com seu respectivo carrinho. Esse senhor solicitou ao que estava na minha frente, se poderia passar aquelas pessoas, já que se tratava da mesma compra - é preciso salientar que existe sobre cada caixa uma placa informando da proibição de se guardar posição na fila - o que foi permitido por aquele que me antecedia. Qual não foi minha supresa, quando ao se posicionarem foram logo separando seus carrinhos, caracterizando compras separadas, onde cada um ia passando seus produtos e pagando, tudos isso feito e recheado com as mais infames risadinhas e claras demontrações de suas astúcias.

O que me traz desagrado, não é a sensação de ter sido aviltado indiretamente, mas ver os rostos daqueles que, com uma escandalosa falta de educação deixavam escapar o ar de superioridade intelectual, de descarada satisfação por ter logrado seu semelhante. Se isso tivesse sido feito por jovens daria-se à eles o desconto da pouca idade, mas ao contrário, eram quatro homens travestidos de moleques, em suas traquinagens adolecentes.

Essa falta de respeito, de civilidade, de educação, está nos transformando, aos poucos, em seres irracionais, desmedidos, onde levando em conta a teoria Darwinista, da qual não compartilho, podemos dizer que estamos evoluindo ao contrário, e em breve deixaremos de ser bípedes, e caminharemos como os animais para a terra da destruição da moral.

Que Deus nos ajude.








2 comentários:

Samuca Martins disse...

Meu caro Marcão...
Confesso que gostaria de ter contemplado sua face em tal momento... Tão trágico quanto engraçado. Trágico por que a involução tão propriamente descrita é fruto da permissividade que reina neste país. Engraçado por que quem conhece vc sabe que poucas situações te fariam mais raiva.
P.S. Seus textos continuam em plena evolução, Parabéns !
Grande Abraço.

Sabrina nabriSa disse...

Oi Marcos, amei seu texto - compartilho de igual indignação (subestimam nossa inteligência né meu caro?)

Quanto a Evolução da humanidade - a decadência foi uma questão de escolha. O homem se gaba de seus avanços tecnológicos e científicos, grande gambiarra pra conseguir sobreviver com a compressão do tempo e do espaço - e olha que sou do tipo de pessoa otimista viu?

Prazer!