sexta-feira, 10 de abril de 2009

Faz sentido.


Outro dia estava lembrando de um texto de Paulo aos Efésios "honra teu pai e tua mãe, para que tudo lhe vá bem e seus dias sejam prolongados na terra" (Efésios 6:2-3). Me perguntei porque ele não disse "ame teu pai e tua mãe". Essa pergunta ocupou minha cabeça durante alguns dias, até começar a perceber que o amor realmente a tudo suporta, tudo crê, tudo espera, entretanto, não enaltece ou glorifica o outro.

Honrar alguém é demonstrar respeito mesmo não amando, é se submeter em reconhecimento, é demonstrar que você, além de perceber o sacrifício do outro, exterioriza esse saber.

Um inimigo pode ir para o campo de batalha e estar disposto a matar seu inimigo, mas, mesmo nesse cenário a honra deve prevalecer. Não há que se conceber a tortura ou o vilipêndio do derrotado.

Homens, em tempos idos, se matavam pela honra, se degladiavam para mantê-la. Reis e príncipes partiam para outras terras em busca dela.

Faz todo o sentido que as nossas vidas venham a ser prolongadas por honrar nossos pais. Se assim não fosse a forma também de "pagarmos", pois segundo a definição do dicionário HOUAISS, honrar também significa - pagar a dívida -, e pagamos a nossa quando exaltamos nossos pais, quando vemos que eles cumpriram com zelo o trabalho de nos conduzir à vida em segurança.

Honrar pai e mãe é demonstrar a todos que o trabalho deles valeu a pena, por isso, Deus prolongará a vida deles, em uma vida longa em nós .

2 comentários:

Samuca Martins disse...

Rapaz, não cabe dizer mais nada, tá pensado, concluído e registrado.
Excelente !

Anônimo disse...

poxa fernado seu texto e 10 muito bom seu pensamento